Zaqueu era chefe dos publicanos e um homem rico. Publicano significa cobrador de impostos para o Império romano. Geralmente, os publicanos eram mal vistos pelo povo pelo facto de serem considerados corruptos e as suas riquezas eram provinientes de extorsões e coletas extras de tributos.
Embora Zaqueu tivesse uma posição importante, ele mostrou humildade quando decidiu conhecer Jesus. Este homem não foi à procura de milagres mas de saber quem era Jesus. No entanto, apesar de ser de estatura baixa, não olhou para a sua condição física e encontrou uma forma de ver Jesus no meio daquelas pessoas. Imagino a dificuldade de Zaqueu para passar no meu daquela multidão e a força que fez para subir na árvore. Não teve receio das pessoas ( já que não era bem visto) e não teve medo de cair da árvore. Quando uma pessoa decidi se entregar aos pés do Senhor Jesus não mede esforços. Não olha para a sua condição física, espiritual e nem a opinião dos outros. Simplesmente vende tudo o que é e derrama-se aos pés do Salvador.
A biblia fala que quando Jesus chegou junto da árvore, olhou para cima e disse: "Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa". Esta referência bíblica mostra-nos nitidamente que Jesus conhece cada um de nós e principalmente o nosso íntimo. Jesus não falou para outra pessoa ali no meu da multidão, falou para Zaqueu. Aquele atitude de Zaqueu revelou o que estava no fundo da sua alma, ou seja, as nossas atitudes revelam o que está no nosso coração.
Quando Jesus disse que queria pousar na sua casa, podemos trazer para os dias de hoje, Jesus quer morar no nosso coração.
Depois do encontro com Jesus, Zaqueu decidiu mudar de vida e carácter reconhecendo o seu erro Lucas19:8 "E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado." O verdadeiro encontro com Deus acontece dessa forma. Passamos a viver uma vida justa e integra. Deus abençoe.