quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Aprenda a organizar o seu tempo

      Foto by Mónica

Todos conhecem a celebre frase "tempo é dinheiro". Na verdade,o tempo é precioso e por isso não o devemos desperdiçar com coisas fúteis.
Vamos aprofundar esta questão: precisamos de tempo para orar (ter um momento de intimidade com Deus), meditar na Palavra de Deus, jejuar, ir à igreja, estar com a família, cuidar da saúde e por ai vai. Até aqui estamos de acordo? Então, se não soubermos organizar o nosso tempo em consequência não podemos cuidar da nossa vida espiritual, familiar e saúde. É grave, não é?
Porém, nos dias actuais a mulher desempenha um papel activo no orçamento familiar e mesmo na sociedade. De certa forma, a mulher é "obrigada" a trabalhar para contribuir para as despesas da família e também porque a sociedade assim o dita. Por norma, a mulher trabalha oito horas diárias e contamos mais uma hora para o almoço. Por sua vez, fica 9h ausente de casa.
Vamos fazer uma retrospectiva da rotina diária da mulher: depois do trabalho, chega cansada a casa e ainda tem que cozinhar, cuidar do marido e filhos e arrumar a cozinha. A seguir, preparar tudo para o dia seguinte ou seja para mais uma rotina diária. No fim de semana aproveita para limpar a casa e cuidar da roupa. Muitas vezes, nem tem tempo para brincar com os filhos. Para quem não tem ajuda exterior, a mulher chega a ponto de sufocar e sente que não tem tempo para nada. Esta é a realidade da maioria das mulheres.
Para mudar esta realidade, sugiro que todas façam uma lista do que fazem durante o dia como por exemplo:
8h - trabalho
1h - almoço
8h - dormir

Pelas minhas contas, sobram 7h tendo em conta que o dia tem 24h rsrs. Eis a questão: o que fazem nessas 7h? Sugiro que escrevam tudo para verem onde gastam o vosso precioso tempo.

Após essa analisar, verificar quanto tempo gastam nas redes sociais, a ver televisão, séries, filmes, conversas fúteis ou mesmo olhar para o nada.

E perguntam-me: e o meu tempo de lazer?
Vamos pensar de uma forma racional, pode ser?
O que fazem nas redes sociais para além de cuscuvilhar a vida dos outros e nutrir sentimentos e emoções contrárias à fé? Porque a fulana tal está na praia e eu estou a trabalhar. Nesse tempo posso meditar na Palavra de Deus para encher a minha alma de força. Posso orar a Deus, desenvolvendo um relacionamento com o Altíssimo.
Eu vou falar da minha experiência: quando começo o dia, busco logo a Direcção e a Presença de Deus tanto através de uma oração como da Sua Palavra. Tento fazer duas ou 3 coisas ao mesmo tempo como por exemplo: enquanto cozinho, passo a ferro. Enquanto o comer está a cozinha seja um assado ou cozido, aproveito para dar banho à minha filha ou lavo a loiça que já utilizei. E por ai vai. Ainda me sobra tempo para brincar com a minha filha e fazer ginástica pelo facto de eu não desperdiçar o meu tempo com coisas fúteis.
Em suma, geralmente faço o planeamento do meu dia escrevendo numa agenda ou mentalmente, tal e qual como ir às compras e fazer uma lista do que precisamos. Desse modo, não nos esquecemos e nem compramos coisas fúteis.
Antes de me converter ao Senhor Jesus, eu gastava o meu tempo com redes sociais, filmes, novelas... e a minha alma era vazia sem a presença de Deus porque eu não a alimentava com A Sua Presença e Palavra. Embora eu fizesse tudo o que queria, seria para eu ser feliz mas pelo contrário, era infeliz e depressiva. A partir do momento que entendi o quanto é importante ter o Espírito Santo, nunca mais fui a mesma pessoa. Passo por lutas mas Deus me sustenta.
Sou uma mulher realizada pelo facto de dar o meu melhor à minha família e saber qual é o meu papel como serva de Deus, esposa e mãe.

Espero que este post vos ajude

Sem comentários:

Enviar um comentário