Olá leitores do meu blog,
Sejam benvindo a mais um post. Aqui escrevo algumas experiências que tenho com a educação da minha filha e quero partilhar com vocês no sentido de ajudar nesta tarefa tão difícil que é educar.
Então vamos lá ao assunto de hoje,
Nós somos modelos para os nosso filhos. Eles absorvem como "esponjas" todos os nossos comportamentos e palavras. E é neste momento que nós, pais, temos que ter cuidado com aquilo que fazemos ou dizemos.
No caso da mentira, se nós pais somos pessoas que frequentemente recorremos à mentira, os nosso filhos irão aperceber-se desta atitude e pensam que é assim que se revolve os problemas da vida. Assim sendo, para evitar que as crianças mintam, nós pais devemos primeiro dar o bom exemplo, ou seja, jamais mentir à criança ou a qualquer outra pessoa.
Outra situação para evitar que a criança minta é: consciencializar a criança que a mentir não a leva a lado nenhum e que mais cedo ou mais tarde será descoberta. Independentemente da situação deverá sempre dizer a verdade. E quando a criança mentir, em vez de a punir severamente ou chamá-la de mentirosa, é necessário conscientiza-la para que isso não volte acontecer, ou seja, mostrar que todas as atitudes erradas têm uma má consequência.
Desde bem cedo, eu comecei a ensinar a minha filha sobre a mentira.
Espero ter ajudado.
Sem comentários:
Enviar um comentário