segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Como incentivar a criatividade e imaginação da criança?





A minha filha fez 3 anos recentemente e comecei a verificar que as suas brincadeiras são diferentes. Começou a usar mais a imaginação e criatividade. E com isso reproduz a sua rotina diária na forma de brincar.
Leva os bebês à escola e faz um lanchinho para eles. E eu em vez de ser um impecilho na sua imaginação, pois desarruma o quarto todo, ainda incentivo mais a sua criatividade. Para reforçar a brincadeira, dei-lhe uma lancheira que tinha cá em casa para ela colocar a comida do bebé. Dei-lhe coisinhas para ela colocar na sua cozinha. Dei-lhe um boião do iogurte e um pacote de sumo para o lanchinho dos bebês. E entre outros objectivos para ela reproduzir o seu dia a dia.
A imaginação contribui para formação do caracter e da personalidade da criança e futuramente para ter objectivos e sonhos. Através desta brincadeira eu posso lhe passar bons valores e verificar se tem algum comportamento inadequado ( se está tudo bem com ela), ou seja, posso ver se a minha filha está a passar por algum problema que eu desconheça. 
Hoje em dia a brincadeira das crianças é substituídas por jogos no telemóvel, tablet ou a verem televisão. Desse modo, é mais difícil para os pais se aperceberem se existe algum problema com a sua criança.
Pais, eu aconselho que tirem um pouco do vosso tempo para brincarem com os vossos filhos e desenvolverem laços afectivos e emocionais. Podem também observar melhor o comportamento da criança.

Espero ter ajudado.

Sem comentários:

Enviar um comentário