segunda-feira, 6 de maio de 2019

Advertência contra a preguiça - vai ter com a formiga, ó preguiçoso


Provérbios 6:6-11

6 Vai ter com a formiga, ó preguiçoso,
Considera os seus caminhos e sê sábio.
7 Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante,h
8 no estio, prepara o seu pão,
na sega, ajunta o seu mantimento.
9 Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado?
Quando te levantarás do teu sono?
10 Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar,
 um pouco para encruzar os braços em repouso,
11 assim sobrevirá a tua probreza como um ladrão e a tua necessidade,
como um homem armado.

Porquê razão a Palavra de Deus ordena o preguiçoso ir ter com a formiga e considerar os seus caminhos? Provavelmente esta ordenança aos olhos de alguns  pode parecer um pouco disparatada uma vez que a formiga é um insecto tão insignificante. No entanto, se nos aprofundarmos mais como é a vida da formiga, podemos entender melhor o motivo desta advertência.
Portanto, cada formiga desempenha uma função bem defina dentro da colônia. Cada uma sabe correctamente a sua função. Trabalha durante o verão e no tempo de colheita ajunta o seu mantimento. O peso que a formiga aguenta é variável, podendo chegar 15 vezes mais do que o seu peso. 
Estava a meditar sobre esta palavra com o intuito de buscar algo que contribuísse para o meu crescimento espiritual.
Então, vou partilhar com vocês neste post a minha meditação. 
Esta passagem bíblica pode ajudar na nossa vida espiritual, sentimental, financeira e saúde.  

Todos nós já sabemos que a formiga trabalha no verão enquanto a cigarra canta rsrs.

Falando a sério, a formiga trabalha no verão quando todos pensam nas férias, praia, esplanada e por ai vai. Enquanto todos aproveitam o verão nem que seja uns dias, lá está a formiga na labuta ao calor. A formiga trabalha no Verão para armazenar mantimento para o Inverno. Ao contrário do ser humano que gasta bastante dinheiro no Verão. Dinheiro que ganhou e não ganhou no Inverno. Podemos enfatizar que é uma dica extremamente importante para a vida financeira. Devemos sempre ter reservas para o dia mau. 
Se numa empresa todos os funcionários e patrões tivessem a consciência que é necessário desempenhar a sua função de uma forma ordenada sem reclamações ou preguiça, tudo seria mais fácil, não é mesmo? Todos a trabalharem para o mesmo objectivo, ou seja, para o crescimento dessa empresa. Para quem pretende iniciar uma empresa, poderia adquirir este Modus operandi.
Em relação à vida sentimental/familiar, cada membro têm o seu papel na familia como já referi num post anterior. Então, todos devem desempenhar a sua função correctamente, contribuindo assim, para o mantimento familiar: a paz, amor, compreensão, alegria, união, respeito...
No que diz respeito à saúde, se tivermos uma vida sedentária existe a probabilidade de contrair doenças. Então, não podemos ter preguiça para fazer exercício físico, ter uma alimentação saudável e ir regularmente ao médico.
Relativamente à vida espiritual não devemos parar de lutar no verão ou seja quando tudo aparentemente parece estar bem, muitos descansam na fé. Não oram, não jejuam, não meditam na bíblia e ainda gastam as poucas reservas que tinham. Quando vem o Inverno, ou seja, as lutas não têm mantimento espiritual e não aguentam os problemas. Devemos armazenar forças para os momentos difíceis e jamais descansar. Caso contrário, seremos pessoas preguiçosas: um pouco a ver televisão; um pouco nas redes sociais; um pouco ouvir música; um pouco com as más companhias; um pouco na fofoca, enfim...!! Quando formos a ver já caimos espiritualmente falando.

Em vez de pisar um formigueiro, observe como desempenha a sua função.

Priorize a sua vida espiritual e um relacionamento com Deus.



Sem comentários:

Enviar um comentário