sexta-feira, 29 de março de 2019

Como educar os filhos nos dias actuais? Humildade.


Neste post quero abordar uma característica que todos nós pais devemos ter para educar os nossos filhos. Vou falar sobre a humildade no relacionamento entre pais e filhos.
O que significa ser humilde? É uma pessoa que conhece as suas próprias limitações e por conta disso não se julga superior aos outros. É humilde para aceitar uma correcção e repreensão e reconhece que precisa de mudar. Reconhece os seus erros e pede perdão quando necessário. Esforça -se para ter uma excelente convivência com todos independentemente da condição social. É uma pessoa modesta e simples.
Esta humildade não se refere à sua condição financeira mas ao seu espírito.
E o antônimo de humilde? Convencido, arrogante, presunçoso, orgulhoso, altivo, soberbo e por ai vai.
Vamos trazer estas características opostas à humildade para um relacionamento com a criança. Creio que será difícil esta convivência entre pais e filhos. Pais orgulhosos julgam que estão sempre certos e pensam que são superiores. Esta característica leva os pais a terem atitudes desagradáveis com os seus filhos sempre impondo a sua vontade.

Porém, em certos e determinados momentos, os pais têm que ser humildes para reconhecer que erram e precisam de ajuda para melhor educarem os seus filhos. Precisam de ser humildes para respeitar e ouvir a opinião dos filhos e para pedir perdão quando necessário. Precisam de ser humildes para atenderem as necessidades da criança. A falta de humildade destrói os relacionamentos e a auto-estima dos filhos.
A auto-estima será um tema que irei abordar brevemente.

Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus. Mateus 5:3

Espero ter ajudado.

Sem comentários:

Enviar um comentário