terça-feira, 12 de março de 2019

Como educar os seu filho nos dias actuais. Infância e adolescência.


Neste post, vou falar como as nossas atitudes interferem na formação da criança e mais tarde se reflecte na adolescência.
Ouço mães que se queixam dos seus filhos. O meu filho é teimoso; o meu filho não me obedece; o meu filho é agressivo; o meu filho tem pesadelos e por ai vai. No entanto, as mães colocam somente a culpa nos filhos. Não param para analisar ou questionar o motivo pelo qual o meu filho é assim ou se comporta de determina forma.
Noutro dia encontrei uma mãe desesperada pois não sabia o que fazer em relação aos filhos. Já tinha ido a médicos e tudo continuava na mesma. Essa mãe fez muitas queixas dos filhos. E eu somente perguntei-lhe como é que tu és com os teus filhos?  Ela respondeu e mediante a sua resposta dei-lhe algumas dicas para falar e se comportar diante dos seus filhos. Dias depois recebo o feedback dessa mãe, a informar que tinha colocado em prática o que eu tinha dito e resultou. 
Então, quero sublinhar que muitas vezes os filhos são rebeldes e desobedientes por causa dos pais. Claro que ninguém nasce ensinado e educar um filho é uma tarefa difícil. Por esse motivo, eu busco a Sabedoria de Deus para ajudar os pais a educarem os seus filhos da melhor forma. Não quero que as crianças sofram.
Eu vou contar a minha história. Eu tive uma infância muito difícil pois nunca me senti verdadeiramente amada pelos meus pais. Então, para chamar atenção comecei a ser uma criança revoltada. Todos me criticavam por ser uma criança com este comportamento em vez de tentarem perceber o motivo. Faltava-me amor e atenção. Quando cheguei à adolescência, tive vários problemas de distúrbios alimentares como anoréxica e bulimia.
Por conta desta situação, tornei-me uma pessoa vazia, sem objetivos, insegura e com falta de auto-estima. Eu sei que os meus pais fizeram o melhor por mim pois eles também não sabiam mais. Mas como tive esta péssima experiência, estou na condição de ajudar os pais a não cometerem os mesmos erros. 
Em suma, as crianças necessitam de atenção e amor. É necessário os pais tirarem um tempo para brincarem com os seus filhos. É com as brincadeiras que mais facilmente as crianças absorvem os ensinamentos.
Existem filhos que são educados pela televisão e internet. Para o comodismo dos pais, as crianças passam horas em frente  a um tablet ou televisão. Não recebem atenção e nem valores. Quando chegam à adolescência têm carências afectivas e tentam preenche-las com coisas erradas. Nessa fase, é mais difícil falar com o seu filho pois na infância não fez esse trabalho de casa, ou seja, raramente conversava com ele. Agora nesta fase, o adolescente não vê os pais como amigos em quem pode confiar pois não desenvolveram esses laços. 
Não deixe que nada interfira nos momentos que deveria estar com o seu filho. Os pais são os modelos para os seus filhos e os filhos somente querem agradar os pais. 

Sempre que um filho tiver um comportamento impróprio, sugiro que os pais tentem perceber o motivo pelo qual o filho está a ter essa atitude. Quando existe um vazio, há sempre necessidade de preenche-lo de uma forma descontrolada e inadequada. 


Colossenses 3

20 Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.
21 Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.


Espero ter ajudado. Se esta mensagem ajudou, compartilhe por favor.


Sem comentários:

Enviar um comentário